A importância de um software WMS para o armazém na logística

Um software WMS consiste em um Sistema de Gerenciamento de Armazém que tem como objetivo aumentar o controle e automatizar operações relacionadas ao armazém logístico, como o estoque, movimentações, faturamento, cadastro etc.

A Importância de um Software WMS para o Armazém na Logística

Essa tecnologia traz inúmeros benefícios para qualquer empresa da área e é fundamental para que a organização se desenvolva no mercado. Quer saber por quê? Continue lendo este conteúdo!

Como o software WMS pode ser usado na gestão logística do armazém?

WMS é uma solução de gerenciamento que otimiza desde o início até o final de um processo de armazenagem. Entenda como a tecnologia impacta em cada etapa da gestão logística:

  • Recebimento: facilita e agiliza a conferência dos produtos, evitando incongruências e erros;
  • Armazenamento: ajuda a aproveitar melhor os espaços do armazém orientando sobre os locais mais convenientes para cada item;
  • Picking (separar produtos para envio): aponta a localização dos produtos e reserva-os para envio, conforme disponibilidade;
  • Produção: avisa sobre a disponibilidade de produtos e emite alertas sobre a falta de insumos. A tecnologia ainda ajuda as equipes a se planejarem para evitar ruptura de estoque (falta de mercadoria) e paralisação do fluxo produtivo;
  • Expedição: emite relatórios sobre os produtos disponíveis no estoque, o que facilita a separação dos itens e torna o envio das mercadorias aos clientes mais ágil e eficiente;
  • Gerenciamento: ajuda a controlar entradas e saídas de mercadorias e a localizar produtos. O software WMS também gera relatórios de gestão para melhorar a tomada de decisões dentro da organização.

Quais são os benefícios do software WMS para o armazém logístico?

Essa tecnologia fornece vantagens para todo o negócio, especialmente na produtividade dos colaboradores e na agilidade entre as etapas. O software WMS também ajuda a melhorar os espaços de armazenamento e facilita a identificação de mercadorias.

Maior produtividade da equipe

Com a implantação de sistemas WMS, a quantidade de atividades manuais, como a digitação de informações, a realização de cálculos e o registro de entradas e saídas, é reduzida significativamente. Isso permite que os colaboradores se encontrem em operações mais estratégicas e que agreguem mais valor à empresa.

Como o sistema realiza atividades de forma automática, o número de falhas humanas também é minimizado, o que diminui a necessidade de retrabalho e de fazer correções.

Maior espaço de armazenamento

O software WMS ajuda a planejar de forma inteligente qual é a melhor forma de estocar as mercadorias. Por exemplo, os relatórios gerados pelo WMS informam os bens que têm melhor saída, esses itens não devem faltar no estoque e acabam ocupando mais espaço no armazém.

Redução de tempo de espera entre as etapas

Com esse sistema, o fluxo produtivo e o processamento dos pedidos anda mais rapidamente. Por exemplo, não será preciso registrar manualmente a entrada de produtos no local de armazenamento, já que o WMS transferirá as informações automaticamente por meio de QR Codes, códigos de barras ou outras formas de registrar as mercadorias.

Velocidade na identificação de pedidos

Os colaboradores visualizarão de forma mais fácil qual é a localização exata de cada item estocado. Além disso, é possível ter uma visão geral e controle total da ocupação de múltiplos armazéns em um único sistema, possibilitado tomar melhores decisões.

Fazer uma boa gestão de armazém logístico não é fácil, já que é preciso muita organização e controle sobre as atividades. Entretanto, você pode utilizar um sistema WMS para automatizar diversos processos do negócio e aproveitar as vantagens listadas.

Conheça as Melhores Soluções para o seu Armazém

Quer receber nossos conteúdos de forma gratuita diretamente no seu e-mail? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

5/5 - (7 votes)