WMS vantagens e desvantagens: descubra quais são

Escolher pela implementação da ferramenta de operações logísticas WMS traz suas vantagens e desvantagens. O Warehouse Management Software, ou “Software de Gerenciamento de Armazéns”, em tradução livre, é um recurso organizacional que proporciona impactos significativos no fluxo produtivo de uma empresa.

É cada vez mais comum que os contextos empresariais busquem soluções que otimizem o gerenciamento de seus mais diversos setores. O sistema WMS é um aliado bastante valioso neste sentido.

Com a sua implementação, a empresa melhora o seu aspecto competitivo perante as outras corporações, reduz custos, melhora o seu desempenho no atendimento aos clientes, além de, é claro, desenvolver uma maior precisão em relação a seu estoque e armazenamento, o que é o objetivo principal do WMS.

Entenda o mais importante sobre WMS vantagens e desvantagens desta ferramenta

Você conhece o sistema WMS? Sabe quais os prós e os contras de sua adoção por parte da empresa? Nos tópicos a seguir, apresentaremos maiores detalhes sobre esta ferramenta de gerenciamento logístico e quais as influências dela nas atividades de uma corporação. Acompanhe a leitura e confira!

Acompanhamento apurado dos materiais

Uma grande vantagem do WMS é que a partir da sua implantação, a empresa passa a ter um controle otimizado em relação à sua área logística. O gerenciamento do inventário da corporação se torna muito mais apurado e eficiente. Os gestores passam a ter um conhecimento mais aprofundado em relação a tudo que entra e tudo o que sai do estoque, permitindo extrair relatórios como a Curva ABC de estoque, que dá visão apurada sobre quais os SKU (ítens de estoque) que são mais significativos para a operação.

Estas atualizações na movimentação do inventário são feitas em tempo real, o que melhora ainda mais a gestão logística. O sistema de WMS pode ser acessado por meio de dispositivos móveis, basta ser um funcionário autorizado para conseguir ver as informações sobre o estoque.

Redução de erros

Com o controle otimizado que o sistema WMS oferece, torna-se menor a probabilidade de que erros na cadeia produtiva de uma indústria ou no gerenciamento do estoque de um armazém aconteçam, e esta é outra vantagem significativa que esta ferramenta de gestão logística proporciona para a empresa.

Através da atualização do inventário feita de maneira constante, a corporação aumenta a sua produtividade, ao mesmo tempo em que consegue evitar muitas falhas por saber com maior precisão como está a posição do seu estoque, bem como ocorre a dinâmica do seu fluxo de entrada e saída de mercadorias.

Automatização dos processos

Mais uma vantagem trazida pelo WMS é um maior nível de automatização dos processos de logística que ele gera. Com isso, há uma diminuição significativa no tempo de atendimento, o que gera maior produtividade, menor custo operacional e melhor aproveitamento da mão de obra da equipe, permitindo que o armazém aumente a sua capacidade operacional.

Melhoria no índice de satisfação

Todas vantagens do WMS que foram apresentadas contribuem em muito para a melhora nos indicadores de satisfação dos clientes, bem como no índice de confiança em sua empresa e traz mais competitividade quando falamos em termos de mercado.

Padronização de procedimentos

Agora que já apresentamos alguns dos principais benefícios que a implementação deste sistema traz, vamos falar sobre dois pontos que podem ser interpretados ao mesmo tempo como vantagens e desvantagens do WMS.

O primeiro é em relação a necessidade de estabelecer regras claras e procedimentos de trabalho padrão, o que pode incomodar alguns usuários quando estes não forem adeptos da organização e padronização. porém, cabe destacar que somente assim é possível configurar o software de maneira que ele proporcione a segurança e nível de controle esperados, portanto a padronização de procedimentos é uma premissa básica para quem deseja tirar o maior proveito possível deste tipo de sistema. Cabe salientar que os resultados positivos que o WMS proporciona para a empresa faz com que este seja um excelente investimento a médio e longo prazo.

Tempo de instalação

Outro aspecto que pode representar uma desvantagem é o tempo de instalação do sistema WMS em uma empresa, que vai variar de 1 mês a vários meses, em função da diversidade de operações existentes e funcionalidades que o cliente desejar implantar, sendo necessário sempre que o cliente conheça a ferramenta, assista uma apresentação da mesma e defina de forma clara o escopo a ser implantado, para que seja possível estabelecer um cronograma ágil de trabalho.

No entanto, assim como o item anterior que citamos, esta é uma desvantagem pequena quando colocada em comparação com a quantidade significativa de resultados positivos que esta ferramenta de gestão logística oferece para a empresa.

Conheça as Melhores Soluções para o seu Armazém

Você gostaria de otimizar as operações e a gestão do seu armazém? Conheça o nosso Software WMS!

5/5 - (7 votes)