Saiba como um sistema WMS vai otimizar a gestão de armazém

Se você gerencia processos de armazém, estoque e logística interna, então é crucial utilizar um sistema WMS na rotina do seu negócio. Essa é uma tecnologia desenvolvida especialmente para aumentar o controle e garantir uma visão geral de todo o fluxo operacional da empresa.

Saiba como um Sistema WMS pode otimizar a gestão do seu Armazem

Interessou-se por essa tecnologia? Nos tópicos seguintes explicamos o que é um sistema WMS, como ele funciona, qual é a sua utilidade em um armazém e quais são os seus benefícios. Acompanhe!

O que é um sistema WMS e qual é a sua função?

WMS significa Sistema de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management System) e consiste em uma plataforma que recolhe informações sobre o estoque e automatiza operações antes manuais, como acompanhamento de métricas, geração de relatórios, processamento e devolução de pedidos, localização de mercadorias, entre outras.

Seu objetivo é tornar a gestão do estoque mais eficiente, segura e econômica, controlando os produtos desde a entrada no estoque até o transporte.

Como o sistema WMS é utilizado na rotina do negócio?

Quando essa tecnologia é implementada na empresa, ela automatiza o controle de inventário, de movimentação de materiais e de outras atividades relacionadas à armazenagem.

O WMS recolhe informações de leitores de códigos de barra e outros aparelhos coletores de dados automaticamente, possibilitando o acompanhamento em tempo real pelo gestor.

O software poderá ser integrado a outros sistemas de gestão – como ERP, WMS e TMS — da sua organização, recebendo automaticamente os dados da empresa.

Quando uma compra é feita pelo cliente, por exemplo, o sistema WMS receberá o pedido da plataforma de vendas ou ERP, processará todas as etapas de logística para enviar o pedido à expedição e devolverá ao ERP os dados necessários à emissão dos documentos fiscais, atualização de posição de inventário e outras informações relevantes.

Essa é uma tecnologia ampla que ainda fornece inúmeras funcionalidades, como controle de estoque, de documentos auxiliares, de entrada e saída de itens, de faturamento e de cadastro de produtos, clientes e transportadoras.

Como se não bastasse, a empresa desenvolvedora também pode adicionar particularidades ao software para satisfazer as necessidades específicas do seu negócio.

Por que vale a pena investir em um sistema WMS?

Os armazéns que utilizam um sistema WMS conquistam diversas vantagens que alavancam seu desenvolvimento. Veja as principais abaixo.

Aumento da produtividade

Como as operações de controle serão realizadas automaticamente pela ferramenta, os colaboradores não despenderão tempo com atividades repetitivas ou burocráticas e poderão se concentrar nas mais estratégicas para o negócio.

Maior controle dos processos

De forma automática, o sistema WMS coleta informações das atividades, emite alertas e gera relatórios que são atualizados em tempo real. Além disso, a tecnologia é parametrizável, o que significa que os gestores podem definir permissões de acesso, tabela de preços, padrões, limites de atividades e margem mínima de lucro.

A plataforma facilita o monitoramento dos indicadores-chave de performance (KPIs) nos processos do negócio, permitindo acompanhar a performance das operações, o que favorece a melhoria da situação financeira da empresa. Se a tecnologia for compatível com dispositivos móveis (como tablets e celulares), os gestores terão acesso às informações em qualquer localidade e a qualquer hora.

Economia nos custos

Além de economizar com materiais físicos, fretes e pessoal extra, as despesas administrativas podem ser minimizadas, já que esta ferramenta ajuda a aumentar a produtividade da equipe, traz maior segurança e contribui para a redução da incidência de erros.

Se o WMS operar pelo modelo Software como Serviço (SaaS), não será preciso investir em uma robusta infraestrutura de computadores e servidores, pois será utilizada a tecnologia em nuvem.

Isso significa que as informações serão armazenadas e processadas nos servidores da empresa contratada, bastando ter acesso à internet para conferir os dados, o que garante ainda mais economia ao seu negócio.

Redução de erros

Computadores são menos propensos a cometerem erros durante o processamento de dados, isso evita falhas, gargalos e retrabalho.

Um bom sistema WMS também se integra aos sistemas dos clientes (por meio de EDI e Web services). Esse recurso agiliza o trabalho e minimiza a probabilidade de erros na troca de informações, permite acompanhamento das operações junto aos clientes e aumenta a satisfação deles.

Com todos esses benefícios, é inegável que um bom sistema WMS otimiza a gestão de seu armazém. Entretanto, para aproveitar essas vantagens, é necessário encontrar uma empresa que forneça um sistema completo.

Conheça as Melhores Soluções para o seu Armazém

A WMS Tech é uma empresa que disponibiliza todos os recursos apresentados e ainda mais. Entre já em contato e saiba como podemos ajudar a solucionar os seus problemas operacionais e de gestão!

5/5 - (7 votes)