Diferenças entre WMS e TMS: entenda e tire o melhor proveito dessa tecnologia

Muitos profissionais na área de logística tem dúvidas sobre as diferenças entre WMS e TMS, e para elucidar o assunto e trazer uma visão maior sobre a correta aplicação desses sistemas e as possibilidades de melhoria que se abrem a partir daí, é que escrevemos este artigo.

Existem diferenças significativas entre o WMS (Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, em tradução livre) e o TMS (Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes, em tradução livre).

Ambos o WMS e o TMS são ferramentas de operação e administração logística que proporcionam diferentes recursos, controles e benefícios para as empresas que os utiliza, porém, em setores e atividades distintos.

Diferenças entre WMS e TMS entenda quais são

Você já está familiarizado com estes dois conceitos? Sabe em quais sentidos eles se diferenciam? Nos tópicos a seguir, mostraremos em maiores detalhes quais são as características de cada um e como eles contribuem positivamente para o desempenho logístico de seu negócio. Acompanhe a leitura e confira.

O que é o TMS (Transportation Management System)?

Do ponto de vista de uma transportadora ou operador logístico, o TMS é um software que cuida das principais rotinas e processos operacionais dentro da operação, agilizando o dia a dia, além de permitir otimizar a gestão logística.

Outros pontos importantes que o TMS lida são com os processos de distribuição, cálculos de fretes, gerenciamento de frota e manutenção.

O software do TMS funciona de modo integrado e dispõe de múltiplas funcionalidades para apoiar as operações do setor de transportes e distribuição de cargas da empresa. Por este motivo, ele é um elemento essencial para a organização dos procedimentos logísticos da corporação.

Quais as principais funções do TMS?

Um dos objetivos mais significativos da implementação do software TMS em uma transportadora é agilizar as operações, além de tornar mais fácil e clara a gestão.

Dentro da rotina operacional um TMS proporciona maior agilidade para emitir documentos fiscais de transporte, tais como CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), RPA (Recibo de Pagamento de Autônomos), Averbação de Seguro de Carga, Integração com PEF (Pagamento Eletrônico de Frete), Contrato de Frete, bem como comunicar-se com clientes e embarcadores através de EDI e Webservices.

No que tange os aspectos gerenciais do negócio um TMS pode contribuir em muito com os gestores da empresa, pois disponibiliza uma ampla gama de relatórios de apoio a decisão.

O que é o WMS (Warehouse Management System)?

Muita gente se pergunta o que é WMS ? Ele é um software de gestão de armazéns, que exerce o controle em relação ao armazenamento de mercadorias em uma empresa. A partir do acompanhamento apurado proporcionado por ele, o empreendimento tem um conhecimento mais aprofundado sobre o seu inventário, aumentando os índices de eficiência de logística de estoque e também diminuindo a ocorrência de desperdícios de materiais.

Quais as principais funções do WMS?

O intuito central do sistema de WMS é realizar a gestão do inventário de uma corporação. Questões como a separação de materiais, o processo de armazenamento, endereçamento e expedição são monitorados de perto pelo software para evitar a ocorrência de erros e otimizar as operações logísticas. Quer saber mais sobre o assunto? Veja este artigo sobre as funções, recursos e benefícios de um Software WMS.

Diferenças entre o TMS e o WMS

É importante ressaltar que, apesar de ambos os sistemas estarem relacionados à administração do setor logístico das corporações, eles servem a propósitos inteiramente distintos na prática.

O WMS está voltado para a otimização e automatização das questões referentes ao armazenamento, recebimento e expedição de estoques dos armazéns, enquanto o TMS tem como objetivo o gerenciamento da área de transporte da empresa.

Por conseguinte, apesar de existir a possibilidade de integração entre o sistema do WMS e o TMS, eles são softwares que visam diferentes momentos da cadeia logística do negócio.

Conheça as Melhores Soluções para o seu Armazém

A WMS Tech trabalha com o desenvolvimento de Sistemas de Gestão de Armazéns de Carga, e temos uma solução moderna e completa que funciona em nuvem para ajudar você a superar os seus desafios. Você tem algum desafio operacional ou de gestão ou gostaria de melhorar os resultados do seu armazém? Conheça o nosso Software WMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *