Um dos grandes desafios de empresas de logística é saber como evitar fraudes em armazém de carga. Esse é um tipo de situação que rapidamente pode colocar a companhia em risco: se muito frequentes, além de prejuízos financeiros, o negócio pode lidar com multas e até processos judiciais.
Diante disso, os gestores da área precisam se manter preparados para aplicar as estratégias corretas. Afinal, quem sabe como evitar fraudes pode evitar riscos operacionais e garantir bons lucros a médio e longo prazo e até mesmo fidelizar seus clientes e conquistar novas contas importantes no mercado.
Quer saber mais sobre como evitar fraudes na área de logística em armazéns? Então confira as 7 dicas a seguir!
1. Invista em automação
Um método simples para evitar problemas na sua área operacional é adotar a automação. Quando as rotinas são executadas automaticamente, as chances de erros e falhas intencionais ou até mesmo acidentais acontecerem são muito menores. Afinal, não haverá a necessidade de interações humanas.
A empresa pode automatizar rotinas na área de logística com o emprego de ferramentas de software e também da Internet das Coisas. Os leitores e gadgets que se enquadram nessa categoria facilitam a identificação e o rastreamento de cargas em tempo real. Ao mesmo tempo, podem se integrar a sistemas, facilitando a execução de verificações automáticas.
2. Tenha processos bem estruturados
A maneira como os processos são estruturados também impacta nos riscos de fraudes em armazém e em ambientes corporativos, por isso é importante que as rotinas passem por uma análise de conformidade, de acordo com as regras de compliance. Ao mesmo tempo, gestores devem avaliar se as atividades estão alinhadas com as melhores práticas do setor.
Se problemas forem encontrados, faça treinamentos com a equipe. Alinhe as boas práticas com todos. Além disso, não deixe de criar verificações de segurança para mitigar possíveis riscos no futuro.
3. Documente todos os processos
Uma prática fundamental que além de ajudar a evitar fraudes em armzém, também contribui muito para evitar erros e melhorar a qualidade do trabalho é a documentação de processos.
Ao entrar na equipe um novo colaborador deve ser treinado com base nos processos previamente documentados, isso além de evitar erros, acelera em muito o processo de aprendizado e integração do novo colaborador. Um novo colaborador que tenha se mostrado apto a executar as suas funções, passará a dar resultados em tempo bem menor e com menor incidência de erros, traduzindo-se em maior segurança e qualidade do trabalho.
4. Adote tecnologias de segurança
A tecnologia pode ser fundamental para quem pretende identificar e prevenir fraudes na área de logística. Soluções de TI podem facilitar o controle de acesso a ambientes e a dados internos. Além disso, auxiliam a empresa a evitar ataques digitais.
Portanto, não deixe de investir em ferramentas de controle de acesso a ambientes físicos e digitais. Tenha também mecanismos para monitorar o comportamento dos profissionais e realizar auditorias. Isso reduzirá riscos e garantirá que a companhia tenha mais habilidade para agir quando for necessário.
5. Invista forte em ferramentas de Gestão à Vista
A visibilidade dos indicadores de desempenho (KPIs) do processo operacional e do fluxo de trabalho da equipe ajudam a evitar gargalos, atrasos e em muitos casos até mesmo facilitam a identificação de possíveis fraudes.
6. Faça auditorias regularmente
As auditorias são utilizadas para verificar se erros ou fraudes ocorreram e ajustar rotinas. Elas são fundamentais para manter o negócio robusto e com operações seguras e eficientes. Além disso, reduzem prejuízos a médio e longo prazo.
Tenha um time preparado para fazer auditorias em todas as atividades. Valide processos, aplique feedbacks e não deixe de modificar rotinas se for necessário. Assim, será muito mais fácil garantir que o negócio não sofra fraudes no seu dia a dia.
7. Estabeleça a meritocracia e premie os melhores
A conscientização e engajamento dos profissionais da equipe em torno do objetivo de melhorar a qualidade e segurança das operações e evitar fraudes em armazém deve ser uma prioridade em toda empresa que deseja crescer de forma sustentável, e nesse sentido, uma aliada poderosa é a meritocracia e o reconhecimento daqueles profissionais que se destacam por seu baixo índice de falhas e por achar falhas e propor melhorias nos processos.
Líderes da área de logística enfrentam vários desafios diariamente. Parte deles envolve evitar riscos operacionais. Afinal, eles podem trazer prejuízos e queda de produtividade para toda a empresa. Nesse sentido, saber como evitar fraudes é muito importante. O gestor que aplica as medidas de segurança corretas pode manter a empresa mais robusta. Assim, conquistar a confiança de clientes e parceiros comerciais será muito mais fácil.
Curtiu a dica que trouxemos para você? Então, assine já a newsletter do blog para ficar por dentro dos artigos futuros!