Armazenagem e estocagem: como as novas tecnologias têm ajudado?

Armazenagem e estocagem são duas atividades que podem evoluir bastante com novas tecnologias. A armazenagem é um conceito amplo, com maior dinamismo, pois envolve cálculo, inventário e controle de depósitos, almoxarifados, centros de distribuição e estoque.

Quanto à estocagem, ela faz parte da anterior e diz respeito à guarda de matérias-primas, produtos semiacabados ou bens prontos para consumo. Novidades tecnológicas impactam diretamente essas atividades, sendo importante conhecê-las para que você se mantenha competitivo no mercado.

armazenagem estocagem como novas tecnologias tem ajudado

Nos tópicos seguintes, listamos e explicamos as principais modernidades, suas vantagens e aplicações práticas. Confira!

Integração EDI e Webservices

EDI e Webservices permitem que diferentes pessoas e parceiros — como transportadores, embarcadores, indústrias e armazéns — tenham seus sistemas integrados. Assim, podem trocar informações de forma automática, tornando a comunicação mais ágil, econômica e segura.

Não será preciso enviar emails sobre ocorrências, notas fiscais, conhecimentos eletrônicos, fatura, entre outros dados, para seus parceiros comerciais, pois eles receberão todas as informações diretamente em suas plataformas de gestão — como TMS ou WMS, tornando as atividades de armazenagem e estocagem mais confiáveis.

Big Data

Big Data consiste na coleta de dados de diferentes fontes, com a finalidade de disponibilizar informações sobre o negócio aos gestores. Utiliza-se um software para filtrar e trabalhar os dados recepcionados, o que garante que as informações mais relevantes sejam entregues.

Essa tecnologia está se tornando cada vez mais relevante na logística, pelo fato de assegurar que as empresas sejam capazes de analisar as etapas de cada operação. Assim, podem identificar erros e propor soluções para aumentar a eficiência dos processos internos.

Drones

Drones são veículos aéreos não tripulados e controlados remotamente. Geralmente, eles são de porte pequeno e têm ganho cada vez mais espaço na logística.

Eles já estão sendo utilizados pela Amazon e alguns grandes operadores logísticos em diversas partes do mundo para realizar entregas aos compradores. Porém, a expectativa é de que em um futuro bem próximo a tecnologia seja usada para aumentar a eficiência de inventários, coleta e guarda de produtos dentro de um armazém, já que os drones alcançam lugares altos e distantes com facilidade.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) abrange qualquer tecnologia que tenta simular a inteligência humana. Ela é utilizada para realizar operações burocráticas e manuais, o que aumenta a produtividade dos colaboradores, permite que eles se dediquem a atividades mais estratégicas e reduz ocorrência de erros.

Por exemplo, um sistema de gestão para armazéns (WMS) dotado de IA é capaz de calcular, de forma precisa, as quantidades ideais de bens para cada tipo de demanda, maximizando a eficiência do armazém.

RFID

RFID é uma tecnologia que permite ler códigos por sinal de rádio. Na prática, basta que o operador aponte um coletor de dados ou leitor de códigos de barra a um conjunto de mercadorias para que suas informações sejam recolhidas.

Essa tendência tem revolucionado a gestão de armazéns, especialmente na parte de inventários, já que você será capaz de alimentar o seu banco de dados sem a necessidade de cadastrar cada item manualmente. É essencial implementar um WMS que seja compatível com essa tecnologia inovadora, permitindo acesso móvel, por meio de coletores de dados online via radiofrequência.

Deixar de investir em tecnologia nas atividades de armazenagem e estocagem fará com que seu negócio fique obsoleto e perca espaço para os concorrentes de mercado, já que esses últimos tornarão seus processos mais otimizados.

Para aproveitar essas tecnologias, é fundamental que você tenha uma boa plataforma de Software de Gestão para armazém. Veja nosso artigo que traz os 9 pontos a serem avaliados para fazer a melhor escolha para seu negócio!

5/5 - (1 vote)