Conheça 12 principais tipos de armazenagem que existem

Até alguns anos atrás, a armazenagem tinha apenas a finalidade de guardar certos materiais. Entretanto, profissionais do ramo perceberam a importância dessa atividade para a produtividade das empresas e criaram diferentes tipos de armazenagem, que são adequados para cada tipo de negócio.

Hoje um armazém de pequeno ou médio porte efetua o armazenamento e a proteção de bens, o controle de entrada e saída de produtos, a organização de estoque, a distribuição de mercadorias e o atendimento da demanda de produção.

conheca principais tipos de armazenagem que existem

Para desempenhar essas atividades adequadamente, deve-se escolher os melhores tipos ou sistemas de armazenagem que ampliem o controle sobre o negócio. Quer saber mais? Então continue esta leitura para se aprofundar no assunto!

Qual é a diferença entre Tipos de Armazenagem, Sistema de Armazenagem e Software para Armazém?

Um Sistema de Armazenagem é um conjunto de técnicas e equipamentos usados para armazenar de forma mais eficiente as matérias-primas e mercadorias que são guardados no armazém ou galpão. Há diferentes sistemas para armazenagem que devem ser escolhidos conforme o tamanho do local, os tipos de itens que eles acomodam, entre outros fatores.

Já um Software de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management System ou WMS), é um sistema de gestão que amplia o controle sobre o negócio, automatiza diversas atividades manuais e burocráticas, traz diretivas inteligentes para otimizar o espaço do armazém e facilita a gestão do estoque.

Exemplos de seus recursos e benefícios são:

  • realiza o controle automático de entradas e saídas de cargas, transferências de armazéns, controle de rotação e mais;
  • fornece uma visão geral sobre múltiplos armazéns em tempo real;
  • possibilita integração com sistemas dos clientes via EDI e Webservices, fazendo com que dados sejam trocados automaticamente (sem a necessidade de enviar emails);
  • automatiza operações, o que elimina a ocorrência de falhas e a necessidade de retrabalho;
  • aplica indicadores de desempenho (KPI) que demonstram os resultados obtidos pelo negócio e emite relatórios gerenciais, como um que apresenta curva ABC;
  • permite administrar as operações desempenhadas pelos colaboradores;
  • cadastra produtos, clientes, almoxarifados e transportadoras;
  • disponibiliza configuração de alertas automáticos sobre prazo de validade, estoque mínimo e vencimentos;
  • é compatível com coletores de dados, agilizando o registro e conferências de produtos e a atualização de inventário;
  • entre muitas outras funcionalidades.

Uma boa fornecedora desenvolve o programa conforme as necessidades específicas do seu ramo (como armazém geral, para agro, e-commerce, frios, entre outros), o que facilita a implantação e adaptação ao seu negócio e maximiza o custo-benefício desse investimento.

Quais são os 12 principais tipos de sistemas de armazenagem?

Nos tópicos abaixo listamos e explicamos os tipos de sistemas de armazenagem mais eficazes em uso na atualidade, que são aplicados em armazéns de pequeno e médio porte. Também separamos as informações de acordo com o tipo do produto que é armazenado.

Armazenamento de itens leves

1. Racks

Também chamados de pallet-racks, eles acondicionam de forma organizada a produção ou insumos das organizações. Os racks foram desenhados para aproveitar a altura disponível na infraestrutura do galpão ou prédio. Nesses racks, as mercadorias são transportadas por meio de equipamentos de elevação e transporte.

Existem diferentes tipos de racks que podem ser escolhidos. Entre eles:

  • desmontáveis — usados para guardar carga montada, eles podem ser preparados sem ferramentas especiais e desmontados quando estão fora de uso;
  • auto encaixe — metálicos, de fácil manuseio e usados em diferentes segmentos, podem ser guardados encaixando um dentro do outro;
  • porta big bag — têm base fixa, 4 colunas e um suporte para amarras do bag;
  • para pneus — são projetados para abrigar pneus de diferentes tamanhos e modelos, além de permitirem armazenagem vertical ou horizontal;
  • para cargas longas — permitem guardar materiais longos.

2. Estantes leves

São usadas para estocar itens de tamanho e peso menor que os outros tipos de armazenamento. Elas têm a capacidade entre 50 e 300 quilos por prateleira, por isso estocam produtos leves e que são menos usados.

3. Porta-paletes ou pallets

Trata-se do tipo mais comum no mercado, eles são pesados, estáticos e geralmente são usados para movimentar cargas já inseridas nos pallets. Também há vários subtipos de pallets, como:

  • oneway ou descartáveis — apresentam baixo custo e peso, porém não são reutilizáveis;
  • comuns — são fabricados conforme as necessidades do cliente e podem durar 10 anos se forem bem preservados;
  • PBR (palete padrão brasileiro) — de madeira, ele pode ser usado em qualquer movimentação, sistema ou método de estocagem;
  • plástico PBR dupla face — ele é de plástico e se trata de uma alternativa para o de madeira.

4. Flow Racks

Também encontrados como “estantes flowracks”, é uma estrutura que dispõe prateleiras de forma inclinadas para que caixas possam ser deslizadas quando uma unidade é retirada. Ela é mais usada para guardar itens pequenos ou leves e tem o objetivo de agilizar a movimentação de itens.

Armazenamento de itens pesados

5. Cantilevers

Geralmente estão em barra ou formato tubular, são de fácil acesso para retirada e colocação de bens, além de serem completamente desmontáveis. Como são maiores e mais resistentes, são destinadas ao armazenamento de produtos de dimensões e pesos maiores, como barras, tubos, placas de metal ou madeira.

6. Estantes convencionais

São estantes mais pesadas, compridas e altas. Elas são mais versáteis, são compatíveis com a maioria dos equipamentos, protege mercadorias contra estragos, aproveita melhor o pé-direito e aguenta cargas pesadas.

7. Drive-in

Usam-se estantes metálicas para formar um corredor com barras para suporte dos pallets. Nesse mesmo corredor ocorrem as operações de carga e descarga, por isso é usado no sistema LIFO (último que entra é o primeiro que sai).

8. Drive-through

Esse é parecido com o anterior, mas existem dois corredores que dão acesso à empilhadeira. Um corredor é destinado à entrada de produtos enquanto o outro às saídas. O drive-through é usado no sistema FIFO (primeiro que entra é o primeiro que sai).

Reorganização ou expansão de espaço

Aqui estão as técnicas usadas para melhor aproveitar o espaço tanto de um armazenamento para mercadorias pesadas como leves.

9. Mezanino

Essa é a duplicação de uma determinada área de forma vertical, formando andares que podem ser estocados tanto em cima como abaixo dele. Seu objetivo é de otimizar verticalmente o espaço para armazenagem.

10. Divisórias

São linhas que vão do piso ao teto que separa módulos em galpões. Ela pode ser instalada de diferentes formas, o objetivo é melhorar a organização do local.

Armazenamento de produtos específicos

Neste tópico listamos tipos de sistemas de armazenagem para produtos que geralmente não são estocados em caixas.

11. Tanques de armazenamento

Similar a um reservatório, é um recipiente usado para armazenar fluidos. Eles são personalizáveis de acordo com as qualidades do líquido a ser guardado.

12. Silos armazenadores

Silos permitem estocar produtos — normalmente grãos, como milho e soja — por um longo prazo, sem que eles sejam deteriorados.

Qual é a melhor forma de realizar a armazenagem?

Outro fator relevante para otimizar o armazém é saber o modelo de serviço mais vantajoso para o seu negócio, podendo ser armazenagem própria, terceirizada ou contratada. Entenda mais a seguir.

Armazenagem Própria

A empresa realiza a gestão do espaço onde ficam os produtos. A responsabilidade pelo galpão, assim como a escolha dos tipos de armazenagem e dos processos, é feita unicamente pelos seus gestores.

Essa alternativa somente é vantajosa se estritamente necessária, já que é preciso dedicar muito tempo e dinheiro na contratação, no treinamento e na atualização de funcionários, bem como gerenciar o armazém para garantir sua eficiência.

Armazenagem Terceirizada

Contrata-se uma empresa terceirizada com expertise na área para realizar as atividades de armazenagem. A terceirizadora (que contrata) não precisará gastar tempo e capital com a organização de espaço e a gestão da mão de obra, já que isso será de responsabilidade da terceirizada.

É importante que a empresa contratada preste serviços de qualidade, garanta que suas necessidades sejam satisfeitas e evite danos, desperdícios e perdas.

Armazenagem Contratada (ou Híbrida)

Esse é um modelo intermediário entre os já explicados. Aqui uma empresa contrata um armazém apenas para utilizar o seu espaço, sendo de sua responsabilidade a contratação de uma equipe especializada para lidar com os procedimentos.

O que considerar para escolher o sistema de armazenagem ideal para o negócio?

Se você deseja assegurar eficiência no armazém, entenda que nem todo tipo de armazenagem atingirá seus objetivos. Para fazer a escolha correta, considere os seguintes fatores:

  • leiaute do estabelecimento — trata-se das dimensões mais adequadas para alocar e retirar os produtos a serem armazenados. Exemplos de leiautes são carrossel, rack, mezanino e flow rack;
  • custos — deve-se verificar a capacidade financeira da empresa de arcar com o tamanho do espaço, os equipamentos para manusear os produtos, a quantidade de funcionários etc.;
  • localização — o local de instalação do armazém deve ser estratégico e considerar as necessidades dos clientes, acesso às vias, facilidade de entrada e saída de cargas, entre outros aspectos;
  • tamanho do armazém — quanto maior o armazém, mais elevados serão seus custos, por isso é importante escolher o tamanho necessário para atender à demanda.

Há vários tipos de armazenagem que devem ser escolhidos pelos gestores de armazéns. Saber a diferença entre eles, conhecer as melhores formas de fazer a armazenagem e o que considerar para fazer a escolha do tipo ideal é crucial para garantir o sucesso da sua operação de armazém.

Todo armazém que deseja se manter competitivo no mercado deve investir na automação da armazenagem. Confira o porquê no nosso artigo sobre o assunto!

5/5 - (50 votes)