Indicadores de desempenho logístico na armazenagem: conheça os KPIs e saiba como aplicá-los!

Você faz uso de indicadores de desempenho logístico na armazenagem? Métricas de performance são fundamentais para qualificar a gestão das empresas, e, na logística, elas permitem a manutenção de um fluxo de trabalho mais ágil e livre de erros. Além disso, através do emprego os KPIs (também chamados de Key performance indicator, em inglês) o gestor poderá evitar problemas e tomar decisões muito mais assertivas.

Neste artigo focaremos nos principais KPIs que podem ajudar o gestor a tornar a sua operação de armazenagem mais qualificada e competitiva.

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Quer saber mais sobre os indicadores de desempenho logístico na armazenagem? Confira o texto a seguir!

O que é um indicador de desempenho logístico (KPI) ?

Um KPI logístico ou indicador de desempenho logístico é uma métrica utilizada para avaliar a performance de processos e operações logísticas, bem como a qualidade do trabalho executado por profissionais da área de logística. Eles são moldados conforme o perfil de cada empresa, setor e as suas rotinas. Assim, eles podem ajudar gestores a tomarem decisões mais inteligentes e alinhadas com as demandas do mercado e objetivos do negócio.

Quais os principais tipos de indicadores de desempenho logístico?

Para entender melhor os principais indicadores de desempenho logístico em armazenagem é importante avaliar como eles se diferenciam. O mercado costuma utilizar quatro categorias para as métricas que podem ser utilizadas na área. Confira!

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade apontam a habilidade da equipe em operar em alta performance. Ou seja, avaliam se os times entregam os resultados esperados dentro dos prazos definidos pela equipe de gestão. Através da utilização desses KPIs, podemos identificar gargalos operacionais e oportunidades de otimização em alguma área, criando a base para a melhoria contínua dos processos.

Indicadores de capacidade

Essa métrica identifica o nível de capacidade operacional disponível na empresa. Uma métrica desse tipo pode ajudar o gestor a avaliar, por exemplo, se há sobrecarga nos times, ou então se o seu armazém comporta mais carga. Assim, ele pode planejar o aumento ou a redução das equipes e/ou dos contratos com mais segurança.

Indicadores de qualidade

Métricas de qualidade apontam se o trabalho executado está dentro de padrões alinhados com aqueles esperados pela gestão e pelos clientes. São indicadores utilizados para ajudar a avaliar se o serviço atende às expectativas dos contratantes. O seu uso ajuda os gestores do negócio a otimizar rotinas afim de garantir a satisfação e o bom relacionamento com o mercado, e a sempre buscar um padrão mais competitivo para as suas operações.

Indicadores estratégicos

Indicadores estratégicos são muito importantes para a empresa, essas métricas estão conectadas com os objetivos estratégicos do negócio de modo mais profundo. Através desses indicadores é possível entender se o negócio está indo ou não em direção a realização dos objetivos estabelecidos pela alta direção e por isso merecem uma atenção especial do time de gestão.

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Quais os principais indicadores de desempenho logístico em armazenagem?

Na área de logística, vários KPIs podem ser utilizados. Eles permitem avaliar pontualidade e atrasos em entregas, índice de avarias, satisfação de clientes, lucratividade, gastos em excesso e se as equipes realizam as suas atividades com bom padrão de qualidade.

Neste artigo vamos nos concentrar nos KPIs ou indicadores de desempenho logístico voltados à atividade de armazenagem de cargas. Confira!

1. Perfect Order Rate

Essa métrica identifica o percentual de pedidos que são enviados e entregues sem qualquer tipo de erro. Por isso, esse deve ser visto como um bom indicador de qualidade. Seu cálculo é feito com base na fórmula abaixo:

Perfect Order Rate = número de pedidos sem problemas / número de pedidos × 100.

2. Tempo médio de entrega

O tempo médio de entrega ajuda a empresa a avaliar se os seus times são ágeis. O ideal é que ele seja divido em categorias, auxiliando a empresa a ter uma visão abrangente sobre a produtividade do time. Para fazer essa avaliação, basta identificar o tempo médio gasto com a entrega de produtos semelhantes.

3. On-Time Delivery

O OTD identifica o percentual de entregas que foram feitas dentro do prazo combinado com o destinatário. Ele deve ser avaliado continuamente, facilitando a identificação de problemas de performance. A fórmula utilizada é a seguinte:

OTD = total de entregas dentro do prazo / total de entregas × 100.

4. Acuracidade do Inventário

Esse indicador está relacionado com o estoque da empresa. Com ele a empresa pode avaliar se há uma grande diferença entre o seu estoque real e o existente nos sistemas ERPs internos. A base de cálculo é feita assim:

Acuracidade do Inventário = estoque físico / estoque registrado no sistema.

5. Utilização dos espaços de estocagem

Esse é um indicador que ajuda a empresa a avaliar se há a possibilidade de receber mais cargas ou se existe necessidade de expandir a sua infraestrutura. Ele deve mensurar o nível de espaço livre no armazém para novos produtos. Em negócios que trabalham com diferentes tipos de estoque, pode ser dividido entre várias categorias, aumentando a sua abrangência.

6. Dock to stock time

Essa é outra métrica de performance que pode ser empregada para avaliar o nível de produtividade da equipe operacional do armazém. Deve identificar o tempo médio gasto para mover as mercadorias entre a doca de recebimento e o estoque. Quanto mais rápido, mais eficiente o time é.

7. Pedidos por hora

Qual a taxa de pedidos liberados para expedição e transporte no seu armazém a cada hora? Saber isso permite identificar se o negócio tem times capazes de processar os pedidos, separando, embalando, conferindo, emitindo documentos e manuseando produtos sem erros e com agilidade. Assim, as cargas podem ser levadas para os clientes com mais rapidez e menos burocracia.

8. Custo por pedido

Um ponto fundamental para melhorar a lucratividade de uma operação de armazém é conhecer o custo médio por pedido processado, de forma que os custos operacionais possam ser reavaliados e até mesmo readequados para que as operações de cada cliente do armazém sejam lucrativos, contribuindo para a saúde financeira do negócio como um todo.

9. Tempo médio de carga/descarga

Esse indicador de produtividade é fundamental para avaliar se as ferramentas e as equipes conseguem atender às demandas atuais dos clientes. Afinal de contas, ele ajuda a identificar a necessidade de realizar novos treinamentos com a equipe, otimizar e corrigir processos ou implementar a automação no ambiente corporativo. Por isso fique atento a ele!

10. Índice de avarias

Um armazém é responsável pela integridade das cargas enquanto estiverem em seu poder, portanto a redução do índice de avarias deve ser perseguida, afim de minimizar prejuízos à empresa.

Além disso, a satisfação do cliente é um objetivo que todo negócio deve buscar. O índice de avarias, nesse cenário, é uma métrica que pode ser utilizada para identificar se o armazém consegue entregar um serviço de qualidade. A partir da medição do número de entregas sem problemas de avaria, a empresa conseguirá identificar se os seus métodos de estocagem, manipulação e transporte são adequados ou não.

Por que adotar indicadores de desempenho logístico em armazenagem?

O uso de indicadores de desempenho logístico pode ser muito útil para tornar o negócio mais eficaz. Eles ajudam o gestor a identificar custos excessivos e gargalos operacionais. Ao mesmo tempo, tornam novos investimentos mais assertivos: os dados poderão orientar na escolha de novas ferramentas para o dia a dia da companhia.

Por isso, o uso de indicadores de desempenho logístico deve ser disseminado. Com eles, a empresa pode se manter à frente da concorrência, evitar desperdícios e ter serviços de maior qualidade. 

Como implantar KPIs no meu armazém?

A implantação dos KPIs logísticos em um armazém deve levar em consideração os seguintes aspectos:

Definição dos Indicadores de Desempenho a serem monitorados

Diante da ampla gama de KPIs que podem ser monitorados em um armazém ou operador logístico, é importante definir exatamente quais os indicadores serão monitorados no dia a dia, afim de otimizar o tempo dos gestores e da equipe, fornecer informações realmente úteis aos envolvidos nos processos e acelerar a tomada de decisões.

Ajustar procedimentos internos

A padronização dos processos é fundamental para que seja possível medir o seu desempenho, desta forma, é importante definir de maneira clara os processos de trabalho, para que possam ser implantados os KPIs.

Implantar ferramentas de software adequadas

Uma vez definidos quais KPIs serão monitorados, e com os processos de trabalho devidamente organizados, é hora de configurar ou implantar um software WMS que disponibilize a visualização clara dos indicadores de desempenho no dia a dia para a gestão à vista.

Adotar uma rotina de monitoramento e ação com base nos indicadores de desempenho

A implantação e o uso bem sucedido dos indicadores de desempenho logístico em um armazém passam pela adoção de uma rotina diária de acompanhamento dos KPIs por parte dos gestores, afim de identificar possíveis desvios dos parâmetros ideais, e com isso então poderão ser realizadas as ações corretivas visando restabelecer o desempenho ideal.

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